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Terror no Mar Vermelho eleva procura por frete aéreo

Terroristas estão dificultando acesso ao Canal de Suez, uma das mais importantes rotas marítimas do mundo – imagem: Google.

A crise no Mar Vermelho, na costa do Iêmen, onde o grupo terrorista Houthi realiza ataques de pirataria a navios que saem ou tentam alcançar o Canal de Suez, está provocando um aumento na procura por frete aéreo. A informação foi dada pela empresa internacional de transporte e logística Bolloré Logistics.

O grupo francês diz que a situação em uma das principais rotas marítimas do mundo é “volátil” e responsável já pela elevação das taxas marítimas, aumento nos tempos de trânsito e atrasos na cadeia de abastecimento, e que isso irá pressionar a capacidade de frete aéreo.

A Bolloré acrescenta que, excluindo a China, deverá haver um acréscimo na capacidade de carga aérea entre meados de janeiro e início de fevereiro. Segundo a empresa, isso pode se transformar em uma oportunidade para aumentar o negócio de fretamento de carga aérea, já que muitos agentes de carga estão querendo garantir uma alternativa para remessas de risco.

“O aumento dos tempos de trânsito marítimo deverá pressionar os estoques e ter uma repercussão imediata nas capacidades de frete aéreo, com aumentos significativos de preços esperados nas principais transações”, disse a Bolloré, na última semana de 2023, acrescentando que a decisão das principais companhias marítimas de redirecionar mais de 350 porta-contentores para o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, já representa perto de 5 milhões de TEUS em um período de duas semanas.

No mês passado, diversas companhias marítimas redirecionaram navios para longe do Canal de Suez, no Egito, após ataques dos terroristas iemenitas a navios porta-contêineres na região. Elas têm optado por rotas pelo Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, ou simplesmente interrompido as operações marítimas.

Mesmo após a criação de uma força de defesa multinacional, a Operação Prosperity Guardian (OPG), no mês passado, as companhias marítimas continuam cautelosas em relação às operações na área. Um recente comunicado da Maersk mostrou que poucas viagens Ásia-Europa, Médio Oriente e transpacíficos operavam pelo Canal de Suez, enquanto a maioria era desviada para o Cabo da Boa Esperança.

Mas, no dia 2 de janeiro, a empresa decidiu pausar “toda navegação pelo Mar Vermelho/Golfo de Aden até novo aviso”, depois que seu navio Maersk Hangzhou foi atacado.

Já o Grupo CMA CGM, que havia retomado algumas operações na área e chegou a afirmar que aumentaria o número de navios que trafegam pelo Canal de Suez, continua desviando suas embarcações.

O mesmo fez o Woodland Group, afirmando que, “apesar da coligação multinacional recentemente formada para aumentar a segurança no Mar Vermelho, os ataques de drones e mísseis contra a navegação comercial continuam a interromper o tráfego de navios nesta movimentada rota”.

Fonte: Aircargo News

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