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evoBot se prepara para teste de fogo em abril

Com cerca de um metro de altura, cada veículo autônomo pode carregar até 100kg. Imagem: YouTube

Técnicos do Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais e Logística, na Alemanha, estão desenvolvendo em conjunto com o Aeroporto de Munique e outros parceiros um veículo autônomo para realizar diversas atividades aeroportuárias, sobretudo manuseio de carga. Ao longo de 2023, o evoBot já fez alguns ensaios com duração de um dia, no Terminal Cargogate do Aeroporto de Munique, mas, em abril e maio próximos, irá passar por um verdadeiro teste de fogo de quatro a seis semanas.

Até agora, “o escopo do estudo envolveu transporte, manuseio e elevação de peças singulares no ambiente de carga do aeroporto. Isso incluía pacotes standard, mas também produtos menos padronizados, como barris”, explicam Lars Mehrtens e Harald Sieke, responsáveis da Fraunhofer.

Nesses testes de abril, serão avaliados os sistemas em desempenho real e experimentados vários casos de uso de carga aérea. Esse período de experiência terá o apoio do Digital Testbed Air Cargo (DTAC), entidade alemã focada em aplicações e soluções digitais de carga em aeroportos para tornar a indústria de frete aéreo mais eficiente.

Especialistas em carga e logística acreditam que, em um futuro próximo, veículos autônomos poderão desempenhar um papel significativo na racionalização e no aprimoramento de diversas operações aeroportuárias.

Agilidade e desembaraço

Usando duas rodas e dois braços capazes de se adaptar para agarrar e mover bagagens e volumes, o evoBot usa o próprio peso da carga para se manter em equilíbrio e pode percorrer armazéns e pátios a velocidades de até 60 km/h. Cada aparelho mede cerca de um metro de altura, tem capacidade para levar até 100 kg e pode executar diversas funções aeroportuárias com incrível destreza e desembaraço, de maneira independente ou em conjunto com outras unidades semelhantes.

“Robôs móveis autônomos como o evoBot podem lidar com múltiplas tarefas de assistência em terra, ajudando com várias operações, como transporte de volumes, carga e descarga de bagagem e movimentação rápida entre diferentes divisões aeroportuárias”, dizem Mehrtens e Sieke.

O evoBot tem também a vantagem de poder lidar com carga perigosa, aliviar funcionários em trabalhos de elevação de sobrepeso e busca por materiais, além de fornecer apoio durante o carregamento e descarregamento de aeronaves.

Veja, abaixo, o vídeo do teste do evoBot.

Fonte: AviationPROS

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