TriStar Group

IA pode beneficiar despachantes aduaneiros

Imagem: Freepick / graystudiopro1

Matéria publicada esta semana no site inglês Aircargo News afirma que os despachantes aduaneiros vão se beneficiar com o uso da Inteligência Artificial (IA) na entrada de dados e identificação de discrepâncias. A opinião é do diretor de Tecnologia da plataforma logística Raft, Nisarg Mehta, destacando que a aprendizagem automática pode ser usada para analisar e compreender com rapidez vários documentos aduaneiros, desde certificados de origem a faturas comerciais e listas de embalagem.

Mehta falava na Conferência de Outono da Associação de Despachantes Aduaneiros da Fronteira Norte dos EUA (NBCBA) e descreveu como a IA pode alcançar maiores níveis de eficiência operacional, precisão e transparência. “Imagine os despachantes aduaneiros mudando a entrada manual de dados para o uso de soluções baseadas em IA, que automatizam esse tipo de trabalho e os ajudam a identificar discrepâncias em tempo hábil, quando cada segundo do relógio conta”, disse Mehta.

Para ele, a IA não tem vantagensa apenas na automação: “Trata-se de elevar nossa capacidade de garantir a conformidade, fortalecer a segurança e aprimorar o atendimento ao cliente.”

O executivo conta que já estão sendo tomadas medidas para integrar a IA aos processos aduaneiros, destacando que a Proteção de Fronteiras Aduaneiras dos EUA anunciou planos para reprojetar seu sistema alfandegário, o Automated Commercial Environment – ACE (na tradução, Ambiente Comercial Automatizado).

Segundo Mehta, com a IA, “não só melhoramos a qualidade dos dados e obtemos informações em tempo real de uma forma econômica, mas também garantimos maior precisão e agilidade operacional à medida que as mercadorias viajam até a fronteira”.

Fonte: Aircargo News

Compartilhar:

Outras notícias