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Demanda global de carga aérea volta a subir após 19 meses

Foto: Zurich Airport

Os dados de agosto da demanda de carga aérea mundial mostram que, pela primeira vez desde finais de 2021, o volume transportado (toneladas x kms voados – CTKs) aumentou em relação ao mesmo mês do ano anterior. Regionalmente, as transportadoras latino-americanas apresentaram o melhor resultado do mês, com alta de 6,2% nos volumes de carga sobre agosto de 2022 – um desempenho notável se comparado ao 0,5% de aumento registrado em julho. Já a capacidade cresceu 13,7% em relação ao mesmo mês de 2022.

A informação foi divulgada esta semana pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), revelando o CTK aumentou 1,5% em relação a agosto de 2022 (2% só em operações internacionais).

Medida em toneladas disponíveis a bordo x kms voados (ACTK), a capacidade aumentou 12,2% em relação a agosto de 2022 (8% em operações internacionais). O crescimento deveu-se, em grande parte, ao aumento da capacidade da barriga dos aviões de passageiros (30% mais que no ano anterior), pois as companhias aéreas intensificaram operações para atender a alta na procura por viagens no hemisfério norte.

Este é o primeiro crescimento anual em 19 meses, por isso é certamente uma boa notícia. Mas é baseado em um período de baixa de 2022, e os sinais do mercado são mistos. Olhando para o futuro, embora permaneçam muitas incertezas, podemos tirar algum otimismo do fato de os dados do PMI [Índice Geral de Compras] avançarem para território positivo. Isto é particularmente significativo à medida que avançamos para a tradicional alta temporada de fim de ano da carga aérea”, diz Willie Walsh, diretor Geral da IATA.

De fato, em agosto, tanto o PMI da produção industrial, no valor de 49,4, quanto o PMI de novos pedidos de exportação, em 47,0, registraram uma ligeira melhora em relação ao mês anterior. Permaneceram, no entanto, abaixo do limiar crítico representado pela marca de 50, indicando um declínio anual contínuo, embora mais lento, na produção industrial e nas exportações globais.

Já comércio transfronteiriço global contraiu-se pelo quarto mês consecutivo em julho, diminuindo 3,2% em relação ao ano anterior. Isso reflete o ambiente de arrefecimento da procura e as condições macroeconômicas gerais.

Enquanto isso, a inflação registou um quadro misto em agosto: um aumento dos preços no consumidor nos EUA pelo segundo mês consecutivo e uma queda na Europa e no Japão para o consumidor e o produtor. Na China, os preços ao consumidor subiram.

Por região

A seguir à América Latina, o melhor desempenho global, vêm as companhias aéreas da Ásia-Pacífico, que viram seus volumes de carga aérea aumentarem 4,9% entre agosto de 2023 e o mesmo mês de 2022. Foi uma melhora significativa no desempenho se comparada julho (2,3%).

As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento em duas rotas comerciais principais: Europa-Ásia (de 3,1% em julho para 8,8% em agosto) e Oriente Médio-Ásia (de 2,7% em julho para 3,5% em agosto). Além disso, a rota comercial dentro da Ásia também teve um melhor desempenho em agosto, com a demanda internacional contraindo 4,7% em comparação com o declínio anual de 9,7% em julho.

A capacidade disponível para as companhias aéreas da região aumentou 28,5% em comparação com agosto de 2022, à medida que mais capacidade de barriga entrou em operação no lado do negócio de transporte de passageiros.

Já as transportadoras norte-americanas viram o seu volume de carga aérea diminuir 1,2%. Mesmo assim, foi melhor do que julho, quando a redução foi de 5,4%.

As transportadoras da região se beneficiaram de uma ligeira melhoria no crescimento em duas rotas comerciais principais: América do Norte–Europa (contração anual de 2,9% em agosto, 1,2 pontos percentuais melhor que em julho) e Ásia–América do Norte (redução de 4,2% em agosto em comparação com queda de 4,4% em julho.

A capacidade aumentou 2,7% em relação a agosto de 2022.

Na Europa, as transportadorasviram os seus volumes de carga aérea diminuir 0,2% em agosto face ao mesmo mês de 2022, o que representou um avanço no desempenho face a julho (-1,0%).

Os volumes registaram um aumento devido ao desempenho Europa-Ásia acima mencionado e um pequeno aumento nos mercados Oriente Médio-Europa em 0,4%.

A capacidade aumentou 3,6% em agosto de 2023 em comparação com 2022.

No Oriente Médio, as transportadorasexperimentaram um aumento anual de 1,4% nos volumes de carga em agosto de 2023 – melhora em relação ao mês anterior (-0,1%).

A procura no mercado Oriente Médio-Ásia tem apresentado uma tendência ascendente nos últimos três meses, expandindo o seu crescimento anual de 1,8% em junho para 3,5% em agosto.

A capacidade aumentou 15,7% em relação a agosto de 2022.

As companhias aéreas africanas tiveram o desempenho mais fraco em agosto de 2023, com um declínio de 4,7% nos volumes de carga. E isso representou uma queda significativa se comparado a julho (+2,3%).

As rotas África-Ásia diminuíram 1,1% em agosto, após um crescimento de 11,2% em julho.

A capacidade ficou 3,8% acima dos níveis de agosto de 2022.

Fonte: Aeroin

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