O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está se consolidando como um importante hub aéreo para a exportação de frutas, como mostra reportagem do msite Aeroflap. Toneladas e toneladas de frutas brasileiras têm saído nos aviões que deixam o aeroporto de Campinas (SP) rumo a países da Europa e África.
Segundo dados da Gerência Comercial de Cargas de Viracopos, em 2022, foram quase um milhão (981 mil) de toneladas de frutas exportadas pelo TECA. Isso representa cerca de 13% de toda a exportação brasileira do produto no ano passado.
O departamento também identificou que Portugal, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, EUA, França, Coréia do Sul, Polônia, Luxemburgo, Bélgica e países do continente africano foram os principais destinos do produto nacional exportado por Viracopos, em 2022.
No final de setembro e na primeira quinzena de outubro, por exemplo, foram três voos charters com 100 toneladas de frutas em cada aeronave. Dois dos voos levavam, cada um, 100 toneladas de mangas para Acra, capital de Gana, localizada na costa ocidental africana.
“São mangas produzidas no Vale do São Francisco, nas imediações das cidades de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA)”, diz Luis Ferro, diretor da Fermac Cargo, responsável pelos três voos charters.
Desde 2013, a Fermac Cargo já lotou mais de 50 voos com frutas para o exterior. Ferro explica que escolheu Viracopos por conta das condições operacionais, eficiência e pelas linhas aéreas que operam no aeroporto: “Essas operações mais recentes (charters) são pontuais, realizadas somente neste período específico do ano e para atendimento das necessidades de um mercado em particular. Porém, temos embarques diários durante todo o ano, em menor quantidade e em voos regulares das companhias aéreas que operam em Viracopos”.
Segundo levantamento da Fermac Cargo, as frutas mais exportadas pelo Brasil são maçã, uva, banana, mamão, manga, melancia, melão e limão. Já as que mais saem por Viracopos são manga, mamão e abacate.
Fonte: Aeroflap