A Israel Aerospace Industries (IAI) acaba de anunciar seu Centro de Controle Global (GCC) para ajudar a reduzir o tempo de conversão de aeronaves de passageiros em cargueiros, um negócio que tem crescido muito devido ao aumento da demanda mundial pelo modal aéreo, opção mais rápida e segura para o transporte de mercadorias.
Já totalmente operacional e gerenciado a partir de um centro avançado nas instalações da IAI, o sistema GCC foi desenvolvido para gerenciar e monitorar grandes projetos, principalmente os programas internacionais de conversão de aeronaves que a empresa conduz em Israel e em várias partes do mundo.
Concebido para otimizar todos os processos logísticos, o sistema GCC permite uma gestão direcionada e horizontal de erros e desafios e, segundo a IAI, “oferece a capacidade de apresentar o processo de conversão em tempo real aos clientes de uma forma inédita e com um grau de detalhe que até recentemente era considerado impossível”.
O vice-presidente e gerente geral do Grupo de Aviação da IAI, Shmuel Kuzi, acredita que o sistema inovador otimizará os programas de conversão de uma forma sem precedentes, proporcionando total transparência aos clientes da IAI: “Prevemos uma redução no tempo de trabalho em cada aeronave e melhora na resposta de nossos clientes, ao mesmo tempo que permitimos que novos clientes compartilhem do sucesso e desfrutem dos cargueiros convertidos da IAI.”
Conversão exige mudanças estruturais
Diversos aviões já saem de fábrica configurados para a carga aérea, como os Boeing 777F e o Airbus A350F, mas, ultimamente, devido ao aumento da procura pela carga aérea, muitas empresas têm optado pelo caminho mais rápido da conversão. Esse trabalho, no entanto, exige várias modificações estruturais e funcionais para acomodar a carga.
Além da instalação de uma porta, é preciso acrescentar sistemas auxiliares que viabilizam as operações de carga, como sistemas de controle da iluminação, temperatura e de segurança, garantindo que a carga seja transportada com a maior eficiência possível.
Os aviões de passageiros mais procurados para conversão em cargueiros são os que têm grande capacidade de carga útil, boa eficiência de combustível e longa vida útil, como os Boeing 737 e 747 e os Airbus A320 e A330.
Companhias aéreas brasileiras também têm apostado na conversão de aeronaves em cargueiros. A Azul Cargo possui quatro Embraer 195 e dois Boeing 737-400 adaptados para carga, enquanto a Gollog planeja converter até 15 Boeing 737-800 nos próximos anos.
Fonte: Aircargo News e Blog Bianchi