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Fast fashion desafia indústria de carga aérea

Close-up of courier attaching address label on a package while working in the office.

A rápida ascensão de varejistas de comércio eletrônico de fast fashion (moda rápida, na tradução livre), como a Shein e a Temu – que buscam atrair consumidores com tempos entrega rápidos –, está mudando a indústria global de carga aérea, competindo cada vez mais pelo limitado espaço de carga nos aviões.

Segundo reportagem da Reuters desta quarta (21/02), a forte procura por frete aéreo do setor de fast fashion começou a aumentar dramaticamente no segundo semestre do ano passado. Shein, Temu, do Grupo PDD, e TikTok Shop, da ByteDance (que recentemente começou a fazer compras online nos EUA), enviam a maioria de seus produtos diretamente aos compradores a partir das fábricas na China por avião, em pacotes individuais.

Juntas, Shein e Temu enviam quase 600.000 pacotes para os Estados Unidos todos os dias, de acordo com um relatório de junho de 2023 do Congresso americano. E a crescente popularidade dessas empresas está aumentando os custos de frete aéreo de centros asiáticos como Guangzhou e Hong Kong, fazendo com que as temporadas fora de pico quase desapareçam e causando escassez de capacidade, informam fontes da indústria de carga aérea.

“A maior tendência que afeta o frete aéreo, no momento, não é o Mar Vermelho. São as empresas chinesas de comércio eletrônico como Shein ou Temu”, disse Basile Ricard, diretor de operações da Grande China da transportadora Bollore Logistics.

De acordo com dados agregados pela Cargo Facts Consulting, Temu embarca cerca de 4.000 toneladas por dia, Shein 5.000 toneladas, Alibaba.com 1.000 toneladas e TikTok 800 toneladas. Isso equivale a cerca de 108 cargueiros Boeing 777 por dia, disse a consultoria.

Impulsionada pela forte demanda por seu vestuário de baixo preço, a Shein sozinha é responsável por um quinto do mercado global de fast fashion e promoveu o crescimento da indústria de comércio eletrônico da China, de acordo com Pesquisa Coresight.

O mercado de fast fashion representa agora metade do total de remessas de comércio eletrónico transfronteiriço da China e ocupa cerca de um terço dos aviões de carga globais de longa distância, de acordo com a empresa de comunicação de transporte transfronteiriço Baixiao.com.

O crescimento de Shein e Temu está abrindo espaço para outras indústrias em cargueiros aéreos, enquanto as empresas globais estão lutando para encontrar opções logísticas alternativas devido às perturbações do Mar Vermelho.

“Quando o Canal de Suez foi afetado, não havia capacidade para ser comprada, porque o comércio eletrônico comprou tudo”, disse um executivo de uma transportadora aérea de carga, que pediu anonimato devido a sensibilidades do setor.

Uma fonte de logística alemã disse que mesmo grandes empresas tecnológicas como a Apple transportam apenas 1.000 toneladas por dia, no máximo, e que a crescente procura de carga da moda rápida pode afastar os clientes tradicionais de longo prazo, uma vez que disputam uma capacidade aérea limitada.

Algumas transportadoras aéreas responderam ao aumento da procura do comércio eletrônico fornecendo capacidade adicional de fretamento, “que já está fortemente reservada para o longo prazo”, disse um porta-voz da empresa de logística alemã Schenker.

Fonte: Reuters

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